terça-feira, 31 de dezembro de 2013

CASABLANCA (Casablanca)

Produção: Hall B. Wallis, 1942
Gênero: Romance
Direção: Michael Curtiz
Roteiro: Howard Koch, Joan Alison, Julius J. Epstein, Murray Burnett, Philip G. Epstein
Elenco: Claude Rains, Conrad Veidt, Curt Bois, Dooley Wilson, Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, John Qualen, Joy Page, Leonid Kinskey, Madeleine Lebeau, Paul Henreid, Peter Lorre, S. Z. Sakall, Sydney Greenstreet
Fotografia: Arthur Edeson
Trilha Sonora: Max Steiner

Casablanca é um filme norte-americano de 1942 dirigido por Michael Curtiz. O filme conta um drama romântico na cidade marroquina de Casablanca sob o controle do da França de Vichy. O filme é baseado na peça Everybody Comes To Rick's ("todo mundo vem ao café de Rick") de Murray Burnett e Joan Alison. As estrelas Humphrey Bogart no papel de Rick Blaine e Ingrid Bergman como Ilsa Lund. O desenvolvimento do filme centra-se sobre o conflito de Rick, nas palavras de um personagem, o amor e a virtude: Rick deve escolher entre sua amada Ilsa fazendo a coisa certa. Seu dilema é ajudar ou não Ilsa a escapar de Casablanca com seu marido Victor Lazlo, um dos líderes da resistência Tcheca, de modo que ele possa continuar sua luta contra os nazistas . Considerado como um dos maiores filmes da história do cinema americano, ganhou vários Oscar da Academia, incluindo o de melhor filme em 1943 . Casablanca teve uma grande estréia, mas não espetacular, entretanto, ganhou popularidade com o passar do tempo e esteve sempre nas listas dos dez melhores filmes. A crítica elogiou a performance carismática de Bogart e Bergman e a química entre eles, junto à profundidade das caracterizações , a intensidade da direção , a sagacidade do roteiro e do impacto emocional do trabalho como um todo.(fonte: Wikipedia)

Trailer do filme


A canção 'As Time Goes By' escrita por Herman Hupfeld em 1931, tornou-se internacionalmente famosa quando cantada pelo personagem Sam (Dooley Wilson) no filme Casablanca


Com 08 indicações para o 'Oscar', levou 03: Melhor Filme, Melhor Diretor (Michael Curtiz), Melhor Roteiro Adaptado (Julius J. Epstein, Philip G. Epstein e Howard Koch)
Em 1989, o filme foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos sendo considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo". Em 2005 foi nomeado um dos 100 melhores filmes dos últimos 80 anos pela Time.com (os filmes selecionados não foram classificados). Em 2006, o Writers Guild of America, West votaram o roteiro de Casablanca o melhor de todos os tempos na sua lista dos "101 Greatest Screenplays". (fonte: Wikipedia)

Nenhum comentário: